sábado, 10 de abril de 2010

Jeddah é uma cidade segura...

A criminalidade aqui é muito baixa. Se comparado ao Brasil pode-se dizer que zero. Se ocorre algum assalto aqui, no máximo será com uma faquinha. Isso porque Jeddah é a segunda maior cidade do país, onde atrai muitas pessoas querendo uma vida melhor e acabam caíndo naquela história que já conhecemos muito bem que vemos em São Paulo, Rio e Belo Horizonte entre outras. Aqui existe alguns pouquíssimos pedintes e também pessoas quase iguais a mendigos, não chega a ser. Nos sinais praticamente apenas mulheres vi pedindo. O maior motivo disso é óbvio por elas não poderem trabalhar e quando a coisa apertam mesmo pedem nas ruas. Isso é lamentável.
Eu ainda não vi nenhum carro arranhado de forma a parece ser um delito. Eu vi também que a maioria dos carros dormem nas ruas principalmente os donos residentes em prédios. E prédios de luxo viu! Estou falando de carros como BMW x5, 760i, Audi Q7, Lexus e etc dormindo na rua, entendeu ? Isso me faz levar a conclusão que realmente este não é um problema.
Outra coisa que me chamou a atenção foi que em alguns prédios o sistema de ar condicionado são instalado do lado de fora dos préidos, como nas fotos que tirei. Na hora como um brasileiro nato eu pensei. Mas ninguém vai mexer ou robar isso aqui não ? Aí me deparei com a cultura que já está impregnada em nós, de que sempre seremos roubados.



Hoje perguntei a Ahmed, se posso andar a noite pelas ruas. Ele disse: não é muito apropriado, você pode ser assaltado, é muito difícil mas nao é bom facilitar. Aí perguntei, mas com arma ? Ele falou, arma muito difícil, mas com facas. Afff... É só correr poww.. Eu desde pequeno já estou acostumado a correr de pivete no centro da cidade querendo me assaltar com canivete. hahaahah
Agora vamos as penas: No Quran (o que chamamos de Alcorão) fala da lei olho por olho, dente por dente. Aqui se você matar alguém, e for provado em julgamento, pena de morte para você não tem outro papo. Se roubar, apanha mais cadeia. Se beijar alguma mulher em público e principalmente se não for casado, alguns dias na cadeia. Trair seu parceiro se for casado, morte. Trair seu parceiro se não for casado, apanha e cadeia. Estas foram as que já fiquei sabendo em algumas conversas que já tive.
Mas de certa forma isso gera até um efeito positivo. Pois o respeito aqui é muito grande um pelo outro. Quem é uma pessoa correta nem vai se preocupar com isso.
Mais pela frente falo mais sobre a influência do islamismo na sociedade, isso é muito evidente. E mais o "pray time" é algo mais sério do que pensei, pois faz parte das regras sociais tambem, e a polícia religiosa fica atenta a isso. Falarei mais sobre isso a frente.

Abraços meus amigos seguidores e a minha querida família em especial meu irmão Adriano e sua bela família.

Beijos ao minha amável Cris! s2

5 comentários:

  1. Ei Janse, adoro ler essas historias das diferencas culturais. Eles devem ate cortar a mao de ladrao ai, nao?!? Em relacao a oracao, aqui nos EUA, por ser um pais com um pouquinho de tudo, ha muitas pessoas que fazem a oracao voltado pra Meccah tambem. Interessante, eu acho. Falta a tal da seta indicadora. Eu nao encontraria!!! Vou ler mais no blog. Daqui a pouco mando outro recado. beiJUs

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Janse!!!!
    Estou lendo o seu blog e estou adorando saber mais sobre uma cultura tão diferente da nossa.
    Eu gostaria de saber qual o valor do salário mínimo em Jeddah? E se o custo de vida daí é muito caro?

    Obrigado, e espero que responda as minhas perguntas.
    Abraços!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ola Anônimo, aqui em Jeddah eu não tenho muita noção do valor do salário mínimo, mesmo porque tudo aqui é muito negociado. E tem uma diferença de salarios para extrangeiros e para Saudita em muitos casos. O extrageiro americano e europeu costuma-se ganhar um pouco mais que os outros também. Mas sobre o custo de vida aqui, pelo que percebi comparando com outros países é o mais barato do oriente médio. Assim é muito bom para guardar dinheiro, e as pessoas gostam de morar aqui por isso. Realmente aqui é bom para salvar dinheiro. Mas não sei te falar quanto ao salário mínimo não, mas tem todo tipo de salário depedene mais de sua negociação.

    Qualquer outra pergunta... só me escrever que respondo.

    ResponderExcluir
  4. Senhor:

    Meu nome e Mauro Sequeira, sou um novo brasileiro e um jovem arquiteto na cidade de Jeddah, tenho um contrato de trabalho por três anos com uma empresa local. Eu gostaria poder entrar em contato com você e ficar sabendo de comunidades e atividades promovidas pela nossa embaixada aqui.

    Se você tiver correios o paginas webs, serão de ajuda. Meu e-mail: maurosequeira7@yahoo.com.mx. Cel: 0551317663

    Desde já agradeço sua atenção!.

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  5. Olá janse Romero
    O meu nome e silvia Maria
    Gostaria de aprender a falar a linguagem de jida

    ResponderExcluir

Diga aí o que achou do post e pergunte o que quer saber sobre minha vida aqui...valeu pessoal!