sábado, 8 de maio de 2010

Um cidade sem transporte público

Aqui em Jeddah é muito complicado viver sem carro. E acredito que em toda Arábia Sautida, porque praticamente inexiste o transporte público. Na verdade, até mesmo andar nas ruas é difícil. Não existe uma boa infra-estrutura para pedestres. Raramente vai se ver um sinal de transito, com faixa de pedestre para atravessia. Mesmo porque não é muito comum as pessoas andarem nas ruas pelo calor. Aqui em Jeddah é mais tranquilo o clima, fica em média de 35 a 50 graus. Mas em Riyadh pode chegar a 60 graus. E isso é pura verdade.
Quanto eu estive la peguei uns 50 graus, e como o clima é extremamente seco os lábios chega a ressecar. Eu era acostumando no brasil ver ressecar os lábios apenas no inverno, aqui até no calor. rsrs

Onibus, até existem alguns. Mas são precários e atendem a um pequena gama de bairros. Acredito ser impossível de utiliza-los. Tem uns que são tipo uma combi e andam lotado, e com este calor deve ser algo insuportável. Ou seja, o jeito aqui é ter carro ou andar de Taxi.

Mas taxi aqui é outra coisa chata, difiilmente vão usar taximetro. Então é o tempo todo negociando o preço que vai pagar. Muitas vezes pode sair barato, mas outras ficará até mais caro. O jeito é você saber conversar mesmo, mas aí está outro ponto. Em sua maioria os taxistas falam Urdu ou arabe, e muito mal inglês quando falam, aí fica muito chato para negociar. O jeito é esperar o próximo, que tem muito rodando pelas ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga aí o que achou do post e pergunte o que quer saber sobre minha vida aqui...valeu pessoal!