quarta-feira, 31 de março de 2010

A viagem e chegada a Jeddah

Eram quase 21h quando a aeronave Airbus 330 da Air France decolou de Guarulhos-SP para quase 12 horas de vôo até Paris. Chegando as 12h30 do horario local, a conexão para Jeddah no Aeroporto CDG aconteceu sem atrasos somando mais 6 horas de viagem. Cheguei a Jeddah por volta das 20h50 horario local. Algo engraçado que rolou no vôo foi que as mulheres entraram, em sua maioria já com um véu e apenas uma toda coberta com a burca e luvas, mas os homens estavam vestidos normais como ocidentais. Faltando 1 hora para finalizar o vôo, praticamente todos os homens começaram a se levantar e trocarem suas roupas no banheiro colocando uma ropa branca tipo Gandhi, não aquela mais tradicional deles com uma pano xadrez vermelho na cabeça.

Minutos antes de aterrisar eu observava da janela do avião as luzes da cidade que já me enchia os olhos. Com muitas cores , um bom planejamento urbano e uma visão previlegiada da Jeddah Fontain.


Ao desembarcar no aeroporto de Jeddah tive uma boa impressão, os ônibus que fazem o shuttle pareciam ônibus do futuro, muito louco, pena que não deu para tirar fotos. Chegando na fila da imigração, aí só tinham árabes típicamente vestidos e todas as mulheres com véu ou burca. Vi também dois guardas armados com metralhadoras pesadas, na verdade não pareciam guardas e sim soldados militares.
Fui gentilmente recebido por Ahmed, um egípicio gerente administrativo da empresa que me contratou. Daí no caminho seguindo até o apartamento que vou ficar percebi uma cidade bonita, limpa e um clima agradável. Na cidade existe o limite de 5 andares para construção de prédios residências, isso da uma uniformidade no panorama urbano.

Chegando ao apartamento gostei do que vi. Tem uma recepção tipo hotel, quarto bacana e grande com uma cozinha, uma entre sala e banheiro. No quarto em frente a cama, tinha uma mesa, um espelho e encima da mesa tinha um tapete com o alcorão encima deste. Percebi tambem que na parede tinha um desenho do monumento da cidade de Mecca com uma seta apontando uma direção, acredito ser a direção para onde está localizado este monumento. Depois fui ao supermercado onde vi que era totalmente igual ao que se encontra no Brasil, até mesmo a forma de disponibilizar os produtos. Todo tipo de frutas, pães, leites, laticínios e etc. Tinha alguns produtos que eram iguaizinhos que temos aí apenas com o nome em árabe. Quando entrei no shooping onde ficava este supermercado vi algumas lojas para mulheres, coisa que eu nem pensei que teria aqui. Eram lojas com roupas normais para mulheres e até bonitas sim, tinha até uma loja de lingerie. heheh Não sei para que se não pode sair na rua com elas. Mas o legal que fica bonita só para o marido. No Brasil as mulheres ficam mais bonitas para os outros que para os maridos... hehehe

E para finalizar a noite jantamos em um restaurante muito bacana de comida regional. Nas ruas e em todo lugar só via mulheres acompanhadas e realmente tipicamente vestidas, já os homens são meio a meio alguns vestindo normal e outros com a roupa típica.

Ainda não tirei muitas fotos, mesmo porque tenho que saber como será isso. Já me alertaram que não posso sair tirando foto na rua principalmente se tem mulheres andando, também me falaram quando for pegar elevador e tiver uma mulher não pegue e espere o próximo.

No mais, está tudo bem. Ainda para mim está como se eu tivesse fazendo uma consultoria como no Brasil não senti muito ainda as diferenças. Vamos ver o que vou descobrindo pela frente.

Beijos para minha Cris e abraço para o Brasil!

8 comentários:

  1. Que bom que gostou Janse!!
    espero que tenha muito sucesso ai...

    abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Irmão, muito bom bom ter notícias tão agradáveis...vc merece. Como disse a Cris, estamos aki um verdadeiro batalhão em oração por vc.
    Bjs, te amamos muuito

    ResponderExcluir
  3. Que otima a ideia do Blog. Fui no Facebook e fiz mil perguntas, e ja as vi respondidas aqui. Aproveite bastante seu tempo ai no trabalho e fora tambem. Boa sorte! E continue contando historias dai; estamos adorando! Beijos, Eddie, Ju e Phillip

    ResponderExcluir
  4. Meu amooorrr...
    Fiquei tão feliz e tranquilizada agora que estás aí, tudo se encaminhando e correndo bem!
    Estarei sempre aqui orando e pensando em ti. Esse é um sonho que estamos realizando juntos, apesar de momentaneamente separados...
    Te amo em qualquer lugar!
    Beijos...
    Cris Mews.

    ResponderExcluir
  5. Fala ROMEROOOO
    quando volta em BH da uma ligada !

    Abraco!

    ResponderExcluir
  6. BF2Brasil te mandou um beijo na bunda

    ResponderExcluir
  7. haha boa Romero, deve ta sendo animal estar aí, tira umas fotos da cidade quando der.

    ResponderExcluir
  8. Na verdade quem está feliz é a tua noiva, por dois motivos:
    1) vc não está incomodando ela
    2) não pode nem pegar elevador com as mulheres daí, uheuheuheuhuheuheuh.

    ResponderExcluir

Diga aí o que achou do post e pergunte o que quer saber sobre minha vida aqui...valeu pessoal!